Sindusgesso

Sindicato das Indústrias do Gesso do Estado de Pernambuco

Gipsita, Gessos e Derivados

GIPSITA
A gipsita é um sulfato de cálcio bi hidratado (CaSO4.2H2O) que tem como o seu principal campo de aplicação a produção de gesso. Nas jazidas do Sertão do Araripe Pernambucano ocorrem as variedades mineralógicas de gipsita, conhecidas na região com os seguintes nomes: Johnson, alabastro, estrelinha, cocadinha, rapadura).

A gipsita, devido a suas características típicas, na forma natural e calcinada, encontra aplicação em uma série de atividades, sendo que a principal aplicação da gipsita é na produção de gesso, que dependendo das condições em que é calcinada, pode-se obter os dois tipos de gessos conhecidos como gesso α e gesso β. O processo para se obter o gesso α é por desidratação sob altas pressões, já o gesso β é obtido por desidratação sob pressão atmosférica. Ambas as formas utilizam o calor como fonte de energia de ativação para a desidratação do mineral.

A gipsita natural (in natura) é usada na fabricação de diversos tipos de gessos e cimento. Emprega-se a Gipsita moída na indústria de papelaria como carga para papel, na fabricação de tintas, discos, pólvora, botões, fósforos, no acabamento de tecidos de algodão é distribuidor e carga em inseticidas. Também pode ser empregada para obtenção de enxofre elementar.

GESSO AGRÍCOLA
gesso agrícola (sulfato de cálcio) é um importante insumo para agricultura e tem em sua composição cerca de 15% de enxofre e 18% de cálcio. Na sua fórmula também pode haver outros nutrientes, como boro, cobre, fósforo e zinco.

A ação dogesso agrícola no solo reduz os níveis de alumínio e melhora as suas propriedades físicas, físico-químicas e biológicas.

GESSO REVESTIMENTO
Utilizado para o revestimento interno de paredes em alvenaria tradicional, pré-moldados de gesso, lajes, vigas e colunas de concreto.

Em paredes construídas em blocos de gesso, o Gesso de revestimento tem a função de corrigir e uniformizar as superfícies.

Já em alvenaria convencional ou elementos de concreto, tem a dupla função de substituir o chapisco e a massa única. Assim, permite a obtenção de superfícies finamente acabadas e prontas para receber emassamento e pintura.

GESSO FUNDIÇÃO
É um produto de alta qualidade e pureza derivadas da Gipsita desidratada e moída, resultando uma ótima resistência obedecendo aos padrões mais exigentes.
Para produção de pré-moldados de gesso, fertilizantes, molduras, sancas e elementos decorativos.

PLACA DE GESSO
As placas de Gesso, são compostas, basicamente de gesso e utilizada principalmente, para execução de forros e rebaixamento de teto na construção de edificações.

As placas podem ter características especiais como: hidro fugadas, reforçadas com fibras de vidro, texturizadas e acústicas.

BLOCO DE GESSO
Proporciona ganho de área útil de 3 a 4%, com paredes mais leves reduz o peso estrutural possibilitando maior esbelteza e ganhos de produtividade na montagem das divisórias com melhor acabamento. O Bloco de Gesso também traz eficiência térmica, possibilitando economia de energia elétrica.

GESSO COLA
O Gesso Cola faz o encaixe perfeito com blocos de Gesso, fácil de preparar e aplica, permite uma perfeita aderência entre os elementos pré-moldados de gesso. Utilizada ainda na fixação de revestimento cerâmico nas paredes.

REVESTIMENTO PROJETADO
É aplicado sobre alvenaria convencional ou elemento de concreto, o mesmo tem a função dupla de substituído chapisco e a massa única e ainda permite obtenção de superfícies finamente acabadas e prontas para receber o sistema de pintura. A espessura da camada recomendada para obtenção de melhor desempenho termoacústico é de 10mm.

GESSO CERÂMICO
Apresenta cristais mais densos, de forma mais prismática e de tamanhos regulares, caracterizando o gesso pedra. Utilizado para fabricação e bandagens de alta resistências, matrizes para indústria de peças automotivas, fundição de joias, cerâmicas, matéria prima para gesso odontológico, fundição de metais e participando ainda em revestimentos refratários.

GESSO ODONTOLÓGICO
É uma linha de gessos especiais como alto padrão de qualidade que se aplicam a uma ampla variedade de utilizações no ramo odontológico. Produzida a partir de minérios de Gipsita de alta pureza, o Gesso Odontológico é elaborado com a pedra (alpha) autoclavada com reguladores do tempo de endurecimento e de expansão. São produtos com excelentes fluidezes, permitindo melhor precisão dimensional, tempo de endurecimento regulado, excelente trabalhabilidade e alta resistência.

Rolar para cima