Sindusgesso

Sindicato das Indústrias do Gesso do Estado de Pernambuco

Dados do Setor

O Polo Gesseiro do Araripe, é um dos principais polos econômicos do interior do nosso estado. Localizado, no extremo sertão pernambucano, área considerada o epicentro do semiárido nordestino, com subsolo Cristalino,  compreendida pelos municípios de Araripina, Trindade, Ipubi, Ouricuri e Bodocó, é responsável por cerca de 95% da produção nacional de gipsita, gesso e derivados.

O Brasil tem destaque mundial em reservas desse minério, com um potencial de produção. Os depósitos mais importantes de gipsita fazem parte da sequência sedimentar cretácea, conhecida como Chapada do Araripe, situada nos limites dos estados de Pernambuco, Ceará e Piauí. Em Pernambuco, as principais ocorrências estão localizadas nos municípios de Araripina, Bodocó, Ipubi, Ouricuri  e  Trindade, que compõem a microrregião de Araripina. A gipsita explorada nessa área é por muitos considerada a de melhor qualidade do mundo, com a pureza do minério variando entre 88% e 98%.

Economia:
O parque industrial do segmento na região do  Araripe Pernambucano, é composto por mais  500 indústrias, entre  empresas de mineração de gipsita, indústrias de beneficiamento (calcinação), transformação (artefatos e premoldados), comercialização e distribuição de gesso e produtos derivados.  Além de contar com um numero significativo de empresas que atuam em torno desta atividade produtiva, como indústrias de máquinas, equipamentos e ferramentas, fabricantes de explosivos, transportadoras, oficinas mecânicas, peças, acessórios, indústrias químicas,  fabricantes de embalagens, empresas de TI, suprimentos em geral, além de escola técnicas, faculdade, hoteis, restaurantes, bancos federais e privados, instituições diversas  que somam  para o desenvolvimento socio economico de toda a região do Araripe.  Por suas características econômicas e geográficas, o polo gesseiro está classificado como um Arranjo Produtivo Local (APL) em todas  as esferas governamentais e institucionais.

O Polo gesseiro do Araripe contempla:
Reserva média:  278 milhões de toneladas
Reserva estimada: 1.220 milhões de toneladas

Estados Produtores de Gipsita:

ESTADO
% PRODUÇÃO
MUNICIPIOS
Pernambuco
97
Araripina, Trindade, Ipubi, Ouricuri e Bodocó.
Maranhão
2,3
Grajaú, Codó e Balsas.
Ceará
0,6
Nova Olinda
Tocantins
0,1
Filadélfia

Número de empresas (Dados SEFAZ PE 2022) | 510 und.

Mineradoras  | 
55
Beneficiadoras/Cachinadoras   | 185
Pré-moldados/Artefatos de gesso  | 270

Geração de Empregos:
Empregos diretos | 3.582 postos                             
Empregos Indiretos | 14.328 postos           

Número de habitantes Polo Gesseiro (cesso demográfico 2022 – IBGE) | 256.990 hab.
Araripina        85.301 hab.
Trindade         31.103 hab.
Ipubi               31.515 hab.
Ouricuri          70.466 hab.
Bodocó           38.605 hab.

IDH (Sertão do Araripe): | 0,62
IDH (Municípios de Pernambuco): | 0,673

Rolar para cima